Bulling
Hans Christian Andersen, poeta e escritor, nasceu em 02 de Abril de 1805, na cidade de Odense, ilha de Fiônia, na Dinamarca.
Filho de Sapateiro, de família pobre teve a chance de conhecer os contrastes da sociedade em que vivia, o que influenciou bastantes nas suas obras.
Por incentivo do seu pai, que lhe apresentava Shakespeare, La Fontaine, entre outros, por meio de teatro de fantoches, leituras e brincadeiras, desde pequeno gostava muito de artes.
Após o falecimento do seu pai, decidiu tentar a carreira artística em Kopenhagen, onde trabalhou no Teatro Royal e conseguiu bolsa para os estudos secundário e superior.
Seu primeiro conto de fadas foi escrito em 1835 e até 1872 produziu cerca de 150 contos e histórias, tornando o autor mais popular da literatura para crianças na Europa.
Entre os títulos mais divulgados da obra de Andersen encontram-se: "O patinho feio", "O soldadinho de chumbo", "A roupa nova do Imperador", "A pequena sereia" e "A Menina dos Fósforos".
Devido sua contribuição para a literatura infanto-juvenil, a data do seu aniversário (02/04) hoje é Internacionalmente comemorada como “O Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil”. Também o prêmio internacional do gênero mais importante leva o nome Hans Christian Andersen.
Em São Paulo temos uma Biblioteca na região Leste, que foi a primeira biblioteca da região, inaugurada em 1952 como Biblioteca Infantil do Tatuapé, mas logo passou a ser chamado de Biblioteca Infanto-Juvenil Hans Christian Andersen em sua homenagem.
Em 1872 Hans Christian, ficou doente e com a saúde estremecida, faleceu em 4 de Agosto de 1875. A obra
O Patinho feio é um conto de fadas que narra a história de um filhote de cisne que foi chocado no ninho de uma pata. Como ele nasceu diferente de seus irmãos, foi perseguido e ofendido pelo outros patos e também por outras aves.
Um dia, cansado de ser humilhado, ele decide fugir do ninho. Durante sua caminhada ele conhece vários lugares, mas foi mal