Bulimia
O que é Bulimia?
A bulimia é um distúrbio alimentar onde a pessoa consome alimentos de forma exagerada, perdendo o controle, e em seguida, utiliza-se de diversos métodos tais como, uso de laxantes, diuréticos, vômitos induzidos e prática de exercícios extenuantes para impedir o ganho de peso.
Essa doença atinge bem mais mulheres do que homens, comum em adolescentes e jovens adultas.
Quais são suas causas?
Assim como na Vigorexia, a causa exata da bulimia é desconhecida. Acredita-se que fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais podem alavancar o seu aparecimento. Os padrões impostos pela sociedade, problemas familiares, baixa autoestima, e conflitos de identidade, influenciam a progressão dessa doença.
Sintomas
• Imagem negativa e destorcida do próprio corpo
• Fazer exercícios de forma compulsiva;
• Descartar embalagens de laxantes, comprimidos para perda de peso, eméticos ou diuréticos;
• Ir regularmente ao banheiro logo após as refeições;
• Comer rapidamente grandes quantidades de alimentos que desaparecem imediatamente;
Consequências da Bulimia
Com o tempo, a bulimia pode causar complicações graves, como constipação, desidratação, cáries, desequilíbrios eletrolíticos, hemorroidas , pancreatite, inflamação na garganta, rasgos no esôfago devido ao excesso de vômitos, dores musculares e câimbras.
Tratamento
O tratamento desse distúrbio depende de uma equipe multidisciplinar, contendo médico, psiquiatra, psicólogo, nutricionista.
A psicoterapia é um fator importantíssimo no tratamento comportamental, com o objetivo de ajudar o paciente a identificar as distorções do comportamento e reestabelecer sua autoconfiança e autoimagem, além do apoio a atitudes mais saudáveis.
O acompanhamento nutricional, servirá para instruir o paciente a adotar um hábito alimentar mais saudável.
Assim como em outros transtornos alimentares, não há uma medicação especifica pra o quadro de bulimia, mas o uso de medicamentos antidepressivos pode