Bugatti
O nacionalismo é uma tese, sob o ponto de vista ideológico, surgida após a Revolução Francesa. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação.
Costuma diferenciar-se do patriotismo devido à sua definição mais estreita. O patriotismo é considerado mais uma manifestação de amor aos símbolos do Estado, como o Hino, a Bandeira, suas instituições ou representantes.
Já o nacionalismo apresenta uma definição política mais abrangente Por exemplo: da defesa dos interesses da nação antes de quaisquer outros e, sobretudo da sua preservação enquanto entidade, por vezes na defesa de território delineado por fronteiras terrestres, mas, acima de tudo nos campos linguístico, cultural, etc.
O nacionalismo é uma ideologia que se pode dizer moderna com antecedentes antigos, com uma definição maior das fronteiras das nações em países: surgiu numa Europa pré-moderna e pós-medieval.
Os diversos Nacionalismos
Certos movimentos nacionalistas possuem carácter excludente e, definindo a comunidade nacional em termos étnicos, linguísticos, culturais, históricos ou religiosos, podem considerar determinadas minorias como não sendo verdadeiramente uma parte da "nação" conforme definida.
Nacionalismo étnico
Uma das mais recorrentes formas de nacionalismo percebidas na história humana é o nacionalismo étnico.
Baseado na presunção de uma identidade comum partilhada por todos os membros de uma mesma etnia, falantes de uma mesma língua, professantes de uma mesma fé e/ou praticantes de uma mesma cultura.
Ultra nacionalismo
O ultra nacionalismo é um nacionalismo fervoroso que expressa o seu apoio extremista pelos ideais nacionalistas de alguém. Muitas vezes, é caracterizado pelo autoritarismo, esforços para a redução ou proibição da imigração, expulsão e opressão de populações estrangeiras. Em suas formas extremistas, o ultra nacionalismo é caracterizado como uma chamada para a guerra contra os inimigos