Hahaha hahahhahaha
A análise Tátil-Visual de solos consiste na identificação de solos somente com o seu manuseio utilizando-se o tato e a visão. Este tipo de análise permite uma identificação mais rápida e mais barata, porém requer experiência com testes em laboratórios para confirmação. Vale ressaltar que este tipo de análise é algo apenas primário ou preliminar, para definir características do solo em que se estuda. Testes como esse se valem de propriedades físicas dos elementos, como grossura das partículas, densidades e outros.
A partir dos resultados obtidos nos ensaios é possível se identificar os tipos de solo, este deve ser classificada juntamente com a sua cor. Porém para análises mais elaboradas, como a quantificação da quantidade de cada tipo de matéria na amostra, testes laboratoriais devem ser feitos. A análise táctil visual é algo rápido e barato que proporciona um reconhecimento superficial do tipo de solo presente numa amostra. Procedimentos
Para a execução desses ensaios foi proporcionados um prato de vidro, um béquer, duas provetas, uma pisseta, uma espátula pequena, almofariz e pistilo.
Inicialmente, o primeiro método foi o de ensaio tátil-visual, o qual não necessitou nenhum material além da amostra. Com isso, partimos para o teste de “sujar as mãos” o qual observamos a dificuldade de o material ser retirado com água. O próximo teste executado foi de plasticidade, seguido pelo ensaio de mobilidade da água intersticial, posteriormente a desagregação do solo imerso e por fim o teste de dispersão de água.
As descrições dos ensaios completas se encontram na página de “Resultados” embaixo de cada ensaio