Budismo
O Budismo é uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo. Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião de sabedoria, onde conhecimento e inteligência predominam. O Budismo trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de mais de 2.500 anos.
O Budismo foi fundado na Índia, no séc. VI a.C., pelo Buda Shakyamuni. O Buda Shakyamuni nasceu ao norte da Índia (atualmente Nepal) como um rico príncipe chamado Sidarta.
O Buda não era um deus. Ele foi um ser humano que alcançou a iluminação por meio de sua própria prática. De maneira a compartilhar os benefícios de seu despertar, o Buda viajou por toda a Índia com seus discípulos, ensinando e divulgando seus princípios às pessoas, por mais de 45 anos, até sua morte, aos 80 anos de idade. De fato, ele era a própria encarnação de todas as virtudes que pregava, traduzindo em ações, suas palavras.
Não existem, contudo, no budismo um livro sagrado como a Bíblia ou o Alcorão, que seja igual para todos os crentes; para além do Cânone Pali, existem outros cânones budistas, como o chinês e o tibetano. O cânone budista divide-se em três grupos de textos, denominado "Triplo Cesto de Flores" (tipitaka em pali e tripitaka em sânscrito): Sutra Pitaka, Vinaya Pitaka, Abhidharma Pitaka.
Rituais
Meditação – Ritual usado para disciplinar a mente e tornar a iluminação mais próxima: fechar os olhos, sentar-se no chão com as pernas cruzadas e se concentrar. Costuma-se entoar três vezes um cântico. Um cântico popular é: “Namo tassa bhagavato, arahato, sammaa-samuddhassa” que significa “Honra ao Senhor, o Abençoado, o Perfeito, o Supremo Iluminado!”, seguido por cânticos como Três Jóias e Cinco Preceitos.
Orações – Rezar sempre em casa ou no templo, em frente a um relicário ou altar com a imagem do Buda