hiperparatireoidismo_cachorro_mato

1717 palavras 7 páginas
HIPERPARATIREOIDISMO SECUNDÁRIO NUTRICIONAL EM CACHORRO DO MATO
(CERDOCYON THOUS) - RELATO DE CASO
Elton Vinicius Sterzo1*, Mariana Picardi1, Bianca Romanelli1, Leandro Bonfogo Coelho1,
Juliana Bertola1, Rodrigo Luiz Brucieri1, Ricardo Franchoza1, Felipe Lani1
1

Parque Ecológico Mourão (Zoológico). Av. Tauffic Nassif Mansur, nº 12, Jardim do Bosque, Leme/SP CEP:

13613-331 *evsterzo@yahoo.com.br.

1. INTRODUÇÃO

A família Canidae conta atualmente com 13 gêneros e 35 espécies. Dentre eles o cachorro do mato, Cerdocyon thous, que está distribuído do Uruguai e norte da Argentina até as terras baixas da Bolívia e Venezuela, ocorrendo também na Colômbia, Guianas,
Suriname e Brasil. No Brasil é encontrado nos Cerrados, Caatinga, Pantanal e Mata
Atlântica utilizando áreas de bordas de matas alteradas e habitadas pelo homem. É um animal de médio porte e chegam a pesar de 3 a 11 quilos. Sua pelagem varia de cinza ao castanho com faixa de pêlos pretos no dorso e o ventre claro. Possui hábitos noturnos e crepusculares. É uma espécie onívora e oportunista, onde a dieta varia sazonalmente e é composta por frutos, pequenos vertebrados, peixes e crustáceos (REIS et al.; 2006).
As necessidades nutricionais, a alimentação e os cuidados com canídeos durante a fase de crescimento devem ser diferenciados em relação aos animais adultos. Dietas pobres em cálcio (Ca) ou excessivamente ricas em fósforos, ou com menor disponibilidade de cálcio devido a insuficientes níveis de vitamina D ou A, são fatores que levam ao desenvolvimento de osteodistrofia, denominado de hiperparatireoidismo secundário nutricional (HSN) (DOIGE, 1990).
O HSN é uma enfermidade metabólica que acomete tanto animais domésticos quanto silvestres, e é caracterizada por uma secreção compensatória aumentada de paratormônio, devido a uma dieta desbalanceada na relação cálcio:fósforo (Ca:P)
(GODDARD et al., 1970; PRICE, 1970; WATSON, 1981).
SHERWOOD et al. (1968) afirmam que dietas com

Relacionados