budismo
O que é?
O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia, e tem aproximadamente 2.500 anos. Ela tenta condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, sabedoria, alegria, serenidade e liberdade. O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem, pois um espírito sadio significa um corpo saudável.
Hoje em dia, a maior concentração de seguidores budistas localiza-se na região do leste asiático. A Índia atual, na verdade, possui grande maioria hinduísta (pouco mais de oitenta por cento de sua população total).
Atualmente, o budismo é a religião mais difundida na Ásia, onde conta com aproximadamente 300 milhões de seguidores. Os primeiros contatos do budismo com o Ocidente aconteceram há muito tempo, mas somente a partir do século XIX é que houve um interesse maior por parte dos ocidentais.
Os ensinamentos do budismo se chamam Dharma, a comunidade budista, Sangha e o Karma ou carma significa ação em sânscrito. Na física, essa palavra é equivalente a lei: "Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário". A lei do Karma é aquela lei que ajusta o efeito a sua causa, ou seja, todo o bem ou mal que tenhamos feito numa vida virá trazer-nos consequências boas ou más para esta vida ou próximas existências.
Origem do budismo
Foi criado por Sidarta Gautama, também conhecido como Buda (o iluminado, em sânscrito), nascido na região do Himalaia (Índia). Viveu por volta de 563 a.C a 483 a.C. em Kapilavastu, norte da Índia, que hoje corresponde ao Nepal. Era integrante de uma rica família da região e teve uma vida repleta de luxo e segurança até os 29 anos de idade. Sua família não permitia que ele entrasse em contato com a vida fora do palácio e, portanto, Sidarta desconhecia a miséria. Porém, quando entrou em contato com a pobreza de grande parte da população e com o sofrimento humano, resolveu mudar radicalmente sua vida. Saiu do palácio, deixando esposa e família, e