BUDISMO POWERPOINT 1
CATÓLICA DE MINAS GERAIS
BUDISMO
Integrantes: Camila Mendes, Elidiane Gomes, Mariane de
Paula, Priscila Paula, Vinícius de Oliveira
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Cultura Religiosa- Fenômeno Religioso
Prof.: Edward N. M. B. Guimarães
Data de entrega: 21/10/2014
DEDICATÓRIA
À Zaly pela boa vontade de nos receber no centro de meditação o qual ela frequenta e pela paciência de esclarecer nossas dúvidas , se mostrando disposta a nos ajudar no que precisássemos .
E ao Dalai Lama pela sua sabedoria e humildade por não colocar sua religião como a melhor, mas sim ensinar a cada um buscar aquilo que lhe faz sentido e a si tornar uma pessoa melhor.
INTRODUÇÃO
“O Budismo formulou seu pensamento no sentido da palavra sabedoria, no caminho do discernimento, lembrando aos praticantes que esta sabedoria vem de saber e que saber tem a ver diretamente com sabor e portanto prazer. Poder ver e compreender que o saber tem um sabor que leva à libertação final, a libertação das amarras que nos impedem de sentir o sabor das coisas, o sabor da vida.”
ORIGEM HISTÓRICA
O Budismo surgiu na Índia por volta do século IV
a.c e se espalhou pelo Oriente. Seu criador foi o
Buda Sidarta Gautama, que foi um príncipe possuidor de muitas riquezas. Sidarta, aos 29 anos, tendo passado toda sua vida confinado em seu palácio, abandonou sua família e suas posses após ter tido visões do sofrimento (viu uma velha, um homem doente e um cadáver), que o fizeram perceber o quão era fugaz os prazeres materiais, saindo assim em busca da verdade e da paz permanente; viveu com ascetas passando fome e sede até que um dia ele percebeu que todo aquele sofrimento não valeria de nada. Assim, ele abandonou os ascetas e começou a meditar até que um dia, estando ele sob uma árvore em uma noite de lua cheia aos, Sidarta alcança a compreensão que estava buscando, processo denominado como ato de iluminação.
ORIGEM HISTÓRICA
Tornou-se assim Buda (o acordado), não um Deus, mas um homem que