BRUNO OPTATIVA
O brincar beneficia a construção de aspectos simbólicos que expressa à forma de como a criança vê ou imagina a realidade, seu espaço, seu meio sócio cultural, proporcionando o desenvolvimento simbólico, instigando sua imaginação, sua capacidade de raciocínio e sua autoestima, memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.
Sem se esquecer do processo psicomotor é uma técnica que por meio de exercícios e jogos apropriados a cada faixa etária, levando a coordenação motora fina como segurar um lápis de cor e a grossa como subir em brinquedos cadeiras. Onde temos 3 núcleos organizadores: O corpo; pois favorece a construção de sua inteligência, da afirmativa pessoal e da integração social. A simbólica; propaga a forma de como a criança vê ou imagina a realidade. E por fim a regra; onde a criança contrai múltiplos sentimentos onde nas brincadeiras poderão ser incorporados conceitos, preconceitos e valores como manifestação, diversas expressões humanas, como competição, cooperação, violência, brutalidade e o respeito. A função do educador é instiga as brincadeiras, comanda o espaço interno e externo da escola, facilitar a disposição dos jogos lúdicos e os demais elementos da sala de aula. Contribui nas dificuldades promovendo facilidades na aprendizagem para que o ensino ocorra da melhor maneira.
Referência
BURGER, L.C. e KURG, H.N. Educação física escolar: um olhar para a educação infantil. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 13, nº 130, Março de 2009. http://www.efdeportes.com/efd130/educacao-fisica-escolar-um-olhar-para-a-educacao-infantil.htm