Bruna Neves
Autor: Bruna Fonseca Neves (FENG/PUCRS) engenharia_bruna@hotmail.com
Orientador: Prof. Dr. Mário dos Santos Ferreira (FAU/PUCRS) msferreira@pucrs.br
Resumo: O texto trata de uma análise do trabalho de eletricistas que atuam em redes aéreas de distribuição de energia elétrica. Foi realizado um levantamento de dados para apontar os maiores problemas relativos à segurança do trabalho em uma empresa do setor elétrico e identificar as principais causas de acidentes com estes funcionários. A pesquisa buscou, também, apontar melhorias que podem ser adotadas, para que todos os envolvidos nestes serviços, desde os profissionais que executam estas tarefas propriamente ditas, até a alta administração da empresa, mostrando a importância e o papel de cada um para que se possa implementar um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho e, assim, criar um ambiente de trabalho mais seguro, diminuindo os altos custos gerados pelos acidentes e aumentando a produtividade na Companhia.
Palavras-chave: Segurança no trabalho, energia elétrica, prevenção, acidentes;
1. Introdução
O homem, principalmente em sua atividade produtiva, convive com o risco, estando sujeito a acidentes pela eventual falta de controle sobre sua tarefa. O avanço da tecnologia, os progressos científicos e tecnológicos por um lado facilitaram os processos de trabalho em vários aspectos, mas por outro trouxeram novos riscos (CAMPOS, 2000).
Com o aumento da competitividade, tornou-se necessário investir em desenvolvimento de novos produtos e, assim, gerar o aumento da produção, visto que as empresas passaram a almejar novos mercados. Com este fator, as organizações passaram a investir em condições de trabalho mais dignas para seus funcionários, para que eles fossem mais produtivos, já que os acidentes interferem na produtividade das empresas e desvalorizam a imagem da mesma perante a comunidade (CAMARGO, 2007).
A