Brocamento
Curso: Mecânica
Matéria: Tecnologia Mecânica
TRABALHO DE BROCHAMENTO E METALÚRGICA DO PO
Aluno: Daniel Ferreira de Mendonça
Professor: Victor
Cachoeiro de Itapemirim – ES
Dezembro/2012
Brochamento
Os processos de transformação de metais e ligas metálicas em peças para a utilização em conjuntos mecânicos são inúmeros e variados: você pode fundir, soldar, utilizar a metalurgia e ou usinar o metal a fim de obter a peça desejada.
Evidentemente vários fatores devem ser considerados quando se escolhe um processo de fabrica. Como por exemplo:
• forma e dimensões da peça;
• material a ser empregado e suas propriedades;
• quantidade de peças a serem produzidas;
• tolerâncias e acabamento superficial requerido;
• custo total do processamento.
Podemos dividir os processos de fabricação de metais e ligas metálicas em:
• com remo de cavaco;
• sem remo de cavaco.
A operação de abrolhamento, ou brochagem consiste do arranque de material da peça por uma sucessão progressiva e linear de gumes de corte. A ferramenta denominada brocha. A máquina que executa esta operação denominada brochadeira ou brocheadeira. Uma opera?o voltada para a produção de grandes lotes, pois cada operação exige o projeto e a execução de uma ferramenta própria, complexa e de alto custo.
O processo de brochamento permite criar rapidamente encaixes de diversas geometrias para diversos tipos de fixação. Equipamento utilizado para realizar a operação de construir raias em câmaras internas de peças usinadas. Normalmente costuma-se produzir raias internas em canos de armas, que proporcionam o giro do projétil, quando o mesmo disparado. Confere a superfície do metal elevada característica mecânica, pois sua utiliza o feita por compacta o e esmagamento da superfície.
TIPOS DE BROCHAMENTO
Pode-se classificar a operação de