Briófitas
As algas são seres que tem uma morfologia muito diversificada, pois há espécies como a Chlorella que são unicelulares, que se assemelha muito com as bactérias, já outras, como a alga comum, são espécies pluricelulares.
As algas Coloniais incluem diferentes tipos de células, algumas com apenas um pequeno grupo de células, e outras com centenas, por exemplo, a Volvox. Outros tipos de alga com as Filamentares são formadas por um grande filamento de células ligadas, mas cada célula contendo sua própria estrutura interna. Já as algas Sinfonadas são muito semelhantes às algas Filamentares, porém consiste em apenas uma célula com um tipo de seções ramificadas. As algas também consistem em uma estrutura multicelular complexa, que são as Parenquimatosas, que são as algas vermelhas, essa espécie se assemelha muito com as plantas, pois contem partes como, a folha, a raiz, o tronco, e também podendo atingir um tamanho muito grande. As briófitas são plantas avasculares de tamanho pequeno, possuem uma grande quantidade de cloroplastos no interior de suas células. Devido o fato de não haver vasos condutores, o seu tamanho em ambientes úmidos chega a aproximadamente 10 cm. Outro fator que influencia muito no seu desenvolvimento é a evaporação, que remove água de suas células para o meio exterior e a reposição é lenta, pois usasse o modo de absorção. O processo de transporte de água pelo seu corpo ocorre pela difusão das células, levando em conta que não há vasos condutores, ou seja, deixando o transporte de água mais lento.
As pteridófitas são formadas basicamente por três partes: raízes, cáudice e frondes. As pteridófitas podem ser encontradas em espécies de pequeno porte, com apenas alguns centímetros ou em espécies de médio e grande porte, chegando a medir vários metros de altura.
Diferentemente das briófitas a pteridófitas são vasculares, ou seja, contem condutores de água ou seiva, que permite que elas possam alcançar um maior porte comparado com as