Britagem
Fragmentação:
O processo elementar para redução de tamanho de partículas é a quebra, que tem como resultado a formação de fragmentos de diferentes irregular. tamanhos e de forma irregular. A quebra é provocada por elevações de cristalina. tensões em falhas da estrutura cristalina. A partícula quebra quando as elevações de tensões nas extremidades das falhas atingem um nível iniciandonão-estável. crítico, iniciando-se a sua propagação não-estável.
Em testes de resistência, observa-se que as tensões de quebra aumentam observapartículas. com a redução do tamanho das partículas. Weibull interpretou esse fenômeno estatisticamente e concluiu que, em volumes maiores, a maior. probabilidade da existência de falhas é maior.
ObservaObserva-se que, em camadas, constituídas de partículas de vários tamanhos, a quebra duma fração granulométrica influencia a quebra das outras. Observaoutras. Observa-se também que a taxa de quebra das partículas maiores vice-versa. descresce na presença das finas, e vice-versa.
1
MINERALOGIA FÍSICA E CRISTALOGRAFIA
Fragmentação:
Fragmentação:
A função principal de um moinho é a aplicação de forças mecânicas ao material, provocando a quebra das partículas. Para isso, as partículas são partículas. submetidas a um dos esforços ou a uma combinação, conforme mostrado abaixo. na Figura abaixo.
Dentre esses esforços, os de pressão, arraste e impacto são caracterizados pela posição das partículas entre dois planos de trabalho, plano. ao contrário do esforço por choque, que ocorre num único plano.
2
MINERALOGIA FÍSICA E CRISTALOGRAFIA
Fragmentação:
Fragmentação:
No esforço de pressão, as partículas situadas entre os planos são baixa. comprimidas com velocidade relativamente baixa. obtém(a). Como resultado obtém-se fragmentos pontiagudos (a).
No esforço de arraste, as forças de pressão são forças superpostas em planos. sentido paralelo aos planos. Devido a maior