Britagem
Uma importante aplicação dos processos de britagem é no setor de construção civil. Nesta indústria são utilizados britadores de mandíbulas e giratórios.
O processo de britagem é classificado em quatro estágios: primário, secundário, terciário e quaternário. Em cada estágio obtém-se uma determinada relação de redução de tamanho.
Tabela 1. Classificação dos Estágios de Britagem (FIGUEIRA, 2004).
Estágio da Britagem
Tamanho Máximo de Alimentação(mm)
Tamanho máximo de saída(mm)
Primária
1000
100,0
Secundária
100
10,0
Terciária
10 5,0
Quaternária
5 0,8
1.2. Britagem Primária
Os britadores empregados neste estágio do processo são de grande porte, operando em circuito aberto e sem descarte(escalpe) da fração do material fino contido na alimentação.
Para esta etapa da fragmentação são utilizados os seguintes britadores: britador de mandíbula, giratório, impacto e de rolos dentados. 1.2. Britagem Secundária É o estágio subsequente a britagem primária. Tem o objetivo de reduzir o material granulometricamente para a etapa da moagem. Neste estágio é comum o descarte da fração fina do material na alimentação para aumentar a produção. Esta operação é chamada de “escalpe“. Geralmente são utilizados no processo os seguintes equipamentos: britador giratório secundário; britador de mandíbulas secundário; britador cônico; britador de martelos; britador de rolos.
Os