briofitas
Organismos multicelulares autótrofos, depequeno porte, a grande maioria não ultrapassa 30cm. Vivem em ambientes úmidos e sombreados; não possuem sistema de vasos condutores.
2. Características Gerais:
I. A grande maioria das espécies é terrestre de ambiente úmido e sombreado (musgos, hepáticas anthóceros). II. São plantas avasculares (ausência de vasos condutores); os líquidos são conduzidos por difusão célula a célula. III. Ocorrem ainda espécies com a Ricciocarpus natans que flutua em H2O doce e a Riccia flutuantes que vive submersa em água doce. IV. O musgo do gênero Sphagnum forma a turfa, que funciona como adubo na melhoria solo, quando seco e moído pode ser utilizado como combustível.
3. Classificação:
3.1. Classe Musci: classe em que seus representantes são os musgos, vegetais que apresentam o corpo divido em três regiões específicas rizoíde, caulóide, e filóide.
Reprodução:
Assexuada: ocorre por fragmentação, quando a planta adulta cresce, divide-se em pedaços irregulares chamados propágulos, e estes são levados pela ação do vento e da água da chuva até o solo, germinando e formando uma nova planta. Sexuada: Ocorre alternância de gerações (Metagênese). Gametângios: órgãos produtores de gametas Planta masculina: Anterídeo -> produz anterozóides. Planta feminina: arquegônio -> produz oosferas
3.2. Classe
HepaticaeConceito : O termo hepática (hepato=fígado), deve-se a forma de fígado do gametófito, são briófitas, cujo gametófito têm forma de fígado e são características de ambientes terrestres úmidos, sombreados. Gênero: O mais conhecido é o Marchantia
Reprodução
Assexuada: os gametângios ficam localizados na ponta de estruturas denominadas gametóforos. Gametófitos masculinos -> anteridióforos -> anterídeos Gametófitos femininos -> arquegonióforos -> arquegônios. Nos arquegônios formam-se os zigotos que crescem e originam esporófitos fechado o ciclo com a produção dos esporos.
3.3. Classe
Anthocerotae