Brinquedoteca
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA VII
JOSÉ CARLOS DOS SANTOS
brinquedoteca
Arapiraca
2013
josé carlos dos santos
brinquedoteca
Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização do Trabalho Pedagógico na educação infantil, Reflexão e pesquisa, Fundamentos da genstão educacional, Alfabetização e letramentos; Ludicidade e educação.
Prof. Alexandre Vilas Boas, Edilaine Vagula, Marlizete Steinle, Rosely Montagnini, Vilze Vidotti.
Arapiraca
2013
Inicialmente com vista na temática pensamos, se a criança não tem espaço e tempo para brincar, para o lazer, nem na escola, nem em casa ou em outros espaços, onde irão exercitar a ludicidade que é tão importante ao seu desenvolvimento? É pensando nisso que ao logo de vastos estudos vem sendo criado alguns espaços no ambiente escolar, um deles é a brinquedoteca, mas qual a forma correta de trabalhar com este novo artifício que até então era tido apenas como um lugar de brincadeiras?
Com base nestes embates é que irei comentar alguns dos principais contextos embasados em ludicidade.
Pode-se dizer que a Brinquedoteca é um espaço que permite na contemporaneidade, o resgate em vivenciar o lúdico esquecido pelas pessoas, e negado às crianças, ou seja tornar a aprendizagem mais prazerosa e instigante. .
Desse modo, este espaço de aprendizagem permite à construção da identidade, autonomia e das diferentes linguagens do educando, permitindo uma exploração mais vasta de um acervo no conhecimento.
Sua presença no ambiente educacional não deveria ser uma alternativa, ou apenas uma opção a ser utilizada, mas sim, um espaço obrigatório nas escolas, em qualquer nível de ensino, pois deste modo favoreceria todos os