Brinquedoteca
Falar sobre Brinquedoteca é falar sobre os mais diversos espaços que se destinam à ludicidade, ao prazer, às emoções, às vivências corporais, ao desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da auto-estima, do autoconceito positivo, do desenvolvimento do pensamento, da ação, da sensibilidade, da construção do conhecimento e das habilidades.
2 DESENVOLVIMENTO
Brinquedoteca “é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico.
Iniciada por volta da década de 30 em Los Angeles,para acabar com os roubos que estavam acontecendo em uma loja perto de uma escola municipal, que ao passar do tempo esse recurso comunitário expandiu-se na para a Europa, especificamente na Suécia, Inglaterra, Bélgica e França, Suécia , em Estocolmo surgiu à primeira Lekotec (Lucoteca), e tinha como objetivo o empréstimo de brinquedos e orientação às famílias com necessidades especias.
Nos anos 70 inaugurou-se o Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, onde foi apresentado aos pais e profissionais da aérea uma exposição de brinquedos pedagógicos, com o sucesso a APAE implantou em 1973 o Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos. A primeira Brinquedoteca surgiu em 1981, com a criação da Primeira Brinquedoteca Brasileira na Escola Indianópolis, em São Paulo, voltado para o ato de brincar, atendendo diretamente às crianças. Em 1984, criou-se a Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABB), responsável pelo crescimento da preocupação com o brinquedo e com as brincadeiras por todo o Brasil.
Deve ser observado antes de tudo a segurança dos brinquedos ali contidos, se estão dentro das normas NBR 11786 – Segurança do Brinquedo, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e regulamentada pela Portaria Inmetro n.º 177, de 30 de novembro 1998, se não apresentam riscos a segurança