Bacharel
Após um debate com o Governador do Texas sobre a pena de morte, Gale recebe um mandado de prisão pela acusação de uma ex-aluna, Berlim. Mas apesar de ter retirado a acusação, ele ficou preso por um pequeno tempo e só saiu após pagar fiança. Esse escândalo se tornou exposto para a sociedade e como conseqüência, Gale fica sem família e desempregado se entregando ao alcoolismo. Após a acusação, David começa a sofrer um grande preconceito. Pois em nenhum momento foi esclarecido para a sociedade que a denúncia realizada por Berlim foi uma forma de ridicularizar uma pessoa e mostrar que é mais esperta. Sendo assim, Gale é visto como um estuprador e excluído da sociedade.
Tempos depois, Gale é acusado de estuprar e matar sua colega Contance. Sendo condenado e sentenciado a pena de morte. Uma extraordinária coincidência, logo o homem que contestava o uso deste método e lutava pelo fim de tal prática, foi submetido ao “corredor da morte”. Por se tratar da segunda acusação sobre o mesmo dolo, tinha precárias chances de provar a sua inocência. Sendo que além de uma anterior acusação, existia várias provas que apontavam David como o principal suspeito ou até mesmo o único infrator possível.
Quatro dias antes da sua execução, ele cede algumas entrevistas aBitsey Bloom, onde conta detalhadamente o que aconteceu. Após toda a investigação da jornalista e a narração de Gale percebeu-se que tudo o que estava acontecendo era precisamente uma estratégia que usou de uma alternativa drástica para efetivar uma teoria. Ou seja, que a “justiça” possa condenar à pena de morte uma pessoa