Brinquedoteca
BRINQUEDOTECA: UM ESPAÇO LÚDICO E PEDAGÓGICO
Nataiane Silva Maia1
1 Concluinte do Curso de Pós-Graduação Especialização em Didática e Metodologia da Educação Básica e Superior. FECRA. Faculdade de Educação de Costa Rica. Costa Rica-MS. E-mail: nattayane@hotmail.com.
2 Professora Mestra. Professora Orientadora. Pós-Graduação em Didática e Metodologia da Educação Básica e Superior. FECRA. Faculdade de Educação de Costa Rica. Costa Rica-MS. E-mail: m_ivsilva@hotmail.com.
Maria Ivone da Silva2
INTRODUÇÃO
Na escola, em casa, e em espaços de lazer podemos identificar que as crianças hoje buscam um local para brincar, podendo assim interagir com um espaço voltado para sua faixa etária. E sabe-se que o espaço pedagógico adequado para esse processo-ação, brincar-aprender e vice-versa é chamado de Brinquedoteca.
Nesse sentido Santos (1997, p.21) enfatiza que:
Brinquedoteca é um espaço para a criança brincar.
Não é preciso acrescentar mais objetos, é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso transcrever o visível e permitir a seriedade do fenômeno. Se as relações entre os brinquedistas e as crianças forem corretas, se tiverem a dimensão que podem e devem ter, resultados surpreendentes irão acontecer
.
Nessa análise o brinquedo é um objeto facilitador do desenvolvimento das atividades lúdicas, que desperta a curiosidade das crianças, exercita a inteligência e permite a imaginação e a invenção. Portanto a Brinquedoteca, neste contexto, surge como um aliado à escola, com a proposta de auxiliar às crianças a formarem seu conceito do mundo, onde a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada, os direitos da criança respeitados, e ainda oferece suporte pedagógico. Nesse sentido concordamos com Moyles (2002) que afirma que em todas as idades “o brincar é realizado por puro prazer e diversão e cria uma atitude alegre em relação à vida e à aprendizagem.” (MOYLES, 2002, p. 21).
É com esse olhar sobre a importância do