recuperçao
Estuda as regiões do corpo do animal e de seu conjunto a fim de avaliar o mérito de cada indivíduo, tendo em vista a utilidade ou serviço prestado ao homem.
Origem da palavra Ezoognósia: E do latim EX que significa fora ou movimento para fora, ZOO do grego zôon que significa ser vivo, animal e GNOSE do grego GNOSIS que significa conhecimento, sabedoria, isto é, conhecimento exterior do animal.
Bovinos: 2 NOMENCLATURA DAS PARTES DO CORPO O corpo do bovino é dividido em cabeça, pescoço, tronco e membros.
2.1 CABEÇA
A cabeça é parte fundamental para distinção de raças, tendo em vista determinadas posições e proporções das partes, inclusive cor e pigmentação. Muitas raças de bovinos apresentam cor da pelagem e tipologia semelhantes, sendo a cabeça o fator de reconhecimento. A cabeça também fornece indícios do grau de seleção de um grupo genético. Cabeça pesada ou desproporcional em relação ao corpo e a assimetria são defeitos típicos de bovinos pouco selecionados.
A cabeça tem quatro faces (anterior, posterior e duas laterais) e duas extremidades (superior e inferior):
Região ímpar que vai da linha inferior dos olhos para cima até a marrafa, limitada lateralmente pelos chifres e fonte ou têmpora, tendo como base anatômica o osso frontal.
A goteira é uma particularidade da cabeça, caracterizada pela depressão estreita longitudinal da fronte, muito comum na raça zebuína Tabapuã. A fronte pode
FONTE ou TÊMPORA
Região par localizada entre a fronte, bochechas, orelhas e olhais, tendo como base anatômica a articulação temporo-mandibular. Qualquer irregularidade nesta região provocará dificuldades na mastigação. Além disso, ocorre maior depressão desta região a medida que o animal vai ficando mais idoso.
Região par, situada abaixo do olhal entre a bochecha e a fronte, tendo como base anatômica a cavidade orbitária, músculos e nervos da região. Os olhos devem ser grandes, brilhantes, iguais e denotando vivacidade. No animal sadio a conjuntiva tem a cor