esquema de troca de correia dentada marea 2.4
Marea/Weekend 2.0 e 2.4 20V, Marea/Weekend 2.0 20V turbo e Stilo 2.4 20V
>>Condição de sincronismo da correia dentada
Quando o primeiro cilindro está em ponto morto superior - PMS (no final da fase de compressão), as ferramentas de fasagem dos eixos comandos de válvulas devem se encaixar perfeitamente nos mancais correspondentes (figura 2). A verificação do PMS do 1º cilindro pode ser feita observando-se o alinhamento da marca existente na polia do virabrequim, com a referência da capa de proteção da correia dentada (figura 1).
:. Vista geral da correia dentada
10 N.m
120 N.m
>>Procedimento para verificação do sincronismo da correia dentada.
Polia do eixo comando de escape
(chavetada-com folga)
Polia do eixo comando de admissão
(chavetada-com folga)
Retire a tampa de proteção das bobinas de ignição, as bobinas de ignição e a tampa de válvulas (figura
3);
Com os eixos comandos de válvulas já expostos retire: - No eixo comando de admissão, a capa do mancal correspondente ao terceiro cilindro. É a quarta capa contada a partir da polia (figura 2).
- No eixo comando de escape, a capa do mancal correspondente ao segundo cilindro. É a segunda capa contada a partir da polia (figura 2).
Atenção! Marque as capas dos mancais retiradas e seus respectivos posicionamentos. Elas não podem ser invertidas porque possuem posição única de montagem; Gire manualmente o motor, até que o perfil das ferramentas de fasagem dos eixos comandos de válvulas possa ser encaixado, com perfeição, nos alojamentos dos mancais mencionados (figura 2).
As ferramentas de fasagem têm um formato semelhante ao das capas dos mancais dos comandos.
Porém são mais largas (espessas).
A ferramenta na qual está gravada a letra A, deve ser encaixada no comando de admissão. A ferramenta na qual está gravada a letra S, deve ser encaixada no comando de escape (vide figura 2);
25 N.m
Tensionador