Brinquedoteca
Este trabalho vem mostrar a importância de se criar cantinhos na educação infantil e nos anos iniciais, explicando que as crianças pensam sobre a brinquedoteca. Neste sentido a brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras criança.
2 DESENVOLVIMENTO
A brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar e a fantasiar.
Através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos a criança satisfaz suas necessidades e aprende a se comunicar libera suas emoções desenvolve suas criatividades, adquire conhecimentos, desenvolve sua autoestima, sua coordenação motora, e se comunica. Ao brincar as crianças organizam hipóteses para a resolução de seus problemas, tomam atitudes que vão além do comportamento habitual de sua idade, pois cabe a elas buscar alternativas para transformar a realidade.
Enquanto educadoras é importante perceber que os sonhos e desejos das crianças, nas brincadeiras podem ser realizadas facilmente, quantas vezes o desejar, criando e recriando as situações que ajudam a satisfazer alguma necessidade presente em seu interior. As brincadeiras e jogos são fundamentais para o desenvolvimento da motricidade, do raciocínio através do faz de conta, utilizado pela criança quando brinca.
A primeira ideia de Brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados Unidos, a fim de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, onde crianças de uma escola municipal estavam roubando os produtos da