brinquedoteca
A brinquedoteca tem sido um dos maiores instrumentos pedagógico educativo na interação e vivência das crianças da Educação Infantil. Dentro delas, as crianças podem explorar um mundo mágico e contribuir para seu desenvolvimento emocional, intelectual e motor.
A partir daí, temos então dois modelos padronizados de brinquedoteca: A escolar e a hospitalar. Especificaremos aqui o funcionamento da brinquedoteca escolar.
A Brinquedoteca Escolar, que se encontra dentro da instituição de ensino na maior parte das escolas brasileiras, busca assegurar o desenvolvimento integral da criança, com cantos. Ex: canto do faz de conta, do construtor, da leitura é importante reconhecermos que não é apenas um lugar cheio de brinquedos e jogos, mais do que isso, é um setor pedagógico na qual se preocupa em privilegiar o brincar como principal método na construção de identidade e autonomia das crianças pequenas. Pois enquanto a criança brinca, naquele prazeroso momento ela estará adquirindo varias habilidades, expressando seus sentimentos, exercendo a linguagem, trocando informações e experiências com os demais companheiros e assim desenvolvendo sua aprendizagem.
A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, é uma forma de atividade social infantil onde a característica é a imaginação e os diversos significados da vida, favorece uma ocasião educativa única para a criança. Sendo assim, é através da brincadeira que a criança representa o discurso externo e o interioriza construindo o seu próprio pensamento, desenvolvendo assim suas potencialidades.
Ao longo dos tempos as mudanças ocorridas na sociedade possibilitaram as crianças serem percebidas com o sentimento de infância, oferecendo-lhes o direito ao brincar. Na atual sociedade em que as mulheres cada vez mais estão saindo de casa para trabalhar e deixando seus filhos integralmente nas instituições de ensino, o direito ao brincar deve ser respeitado. A brinquedoteca escolar deve se efetivar como um