Relatório: observação de células da cebola
- Biologia
- Fevereiro de 2014
- Tatiana Danilov
- Rita parreira
10ºg
Índice
Objetivo…………………………………………. 3
Introdução………………………………………. 3
Material e métodos……………………………...4
Resultados……………………………………….6
Discussão………………………………………...8
Conclusões……………………………………….9
Objetivo
Este trabalho experimental relativo à observação de células eucarióticas vegetais (epiderme da cebola, epiderme da couve) e células eucarióticas animais (epitélio bocal) teve como objetivo conhecer a constituição de cada uma das células vegetais e animais ao microscópio, identificar os diferentes organitos e verificar a importância dos corantes em microscopia.
Introdução
As células dividem-se em dois grandes grupos: as células eucarióticas e as células procarióticas. As células eucarióticas são organismos complexos que podem ser agrupadas em células animais ou células vegetais. As células eucarióticas vegetais possuem organitos semelhantes ao das células eucarióticas animais, como por exemplo membrana plasmática, citoplasma, núcleo, ribossomas, mitocôndrias…, no entanto têm organitos únicos como a parede celular, os cloroplastos e possuem vacúolos, que embora em número inferior aos das células animais, são de dimensões maiores.
Material e Métodos
Material:
Pinça
Vidro de relógio
Corante vermelho neutro
Corante azul metano
Tesoura
Placa de vidro
Lamelas
Cebola
Couve
Cotonetes
Papel de filtro
Método
A atividade subdividiu-se em 5 procedimentos: na primeira observação utilizou-se a epiderme da cebola e água como meio de montagem; em segundo lugar vimos a epiderme da cebola com corante vermelho neutro como meio de montagem e, em terceiro lugar, com corante azul. Depois vimos a epiderme da couve e, por fim, o epitélio bocal com corante vermelho neutro como meio de montagem.
Retiramos a epiderme da cebola com a ajuda da pinça Pusemos um pouco de água na placa de vidro e depois colocamos um