Brinquedos e brincadeiras
ANÁPOLIS, OUTUBRO DE 2014
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
JUSTIFICATIVA:
Desde a idade média, as pessoas utilizavam brincadeiras para se socializarem, expressarem seus sentimentos, suas emoções e para proporcionarem alegrias. Com o passar do tempo, os jogos foram mudando, mas até hoje eles são considerados fontes de alegria e prazer. Educar é permitir o desabrochar para a grande aventura da vida, no qual se pode tecer uma existência intensa, comprometida e feliz. Sendo assim, a escola pode ser um espaço no qual a construção do conhecimento pode acontecer permeada de prazer, alegria e brincadeira.
Vivemos uma geração onde o avanço tecnológico e a mídia invadem os sentidos de nossas crianças desde que nascem e no qual o comportamento de alguns pais os transforma em “mini adultos”, sobrecarregando-os de atividades extraescolares que os afastam das atividades lúdicas e do prazer de criar suas próprias brincadeiras. Com o avanço tecnológico, as brincadeiras passaram a ser mais proporcionadas pelos brinquedos eletrônicos, cada vez mais presentes no cotidiano das crianças. A integração das crianças umas com as outras, o estabelecimento de vínculos afetivos e o desenvolvimento do esquema corporal, fica então comprometido. Resgatar essas brincadeiras tão benéficas é, sem dúvidas, o dever de cada uma de nós, pois queremos contribuir para uma boa formação da personalidade e uma integração social com carinho, respeito e honestidade.
OBJETIVO GERAL:
Valorizar e resgatar nossa cultura através de brincadeiras e jogos, proporcionado alegria para as crianças, onde brincando, possam construir seus conhecimentos por meio de papéis que representam nos jogos e brincadeiras, desenvolvam o psicomotor, o psíquico e além disso, propicie-se o ajuste emocional.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar e classificar brinquedos e brincadeiras;
Aprender a brincar com alguns brinquedos e brincadeiras;
Resgatar a cultura por meio da confecção