Brinquedo e brincadeira
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD
Município: São Miguel dos Campos
Estado: Alagoas
Turma: 29753
Pólo: Maceió
Tutor (a): Isabelle Silva Nogueira
Professor (a): Kátia Gonçalves dos santos
Semestre/Ano: 2011/1
TÍTULO
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
O brincar e o educar para criança de três anos
Nome do(a) aluno(a)
Eliene Gomes da Silva Alves
Lianna Emidio de Souza Santos
RESUMO
Este artigo tendo como temática: O brincar e o educar para criança de três anos. Objetivando papel e a formação do educador e como vêm sendo direcionadas as atividades lúdicas com crianças na fase do pré-escolar, enfatizando a história da educação lúdica, as fases do desenvolvimento infantil, a importância dos jogos e brinquedos na formação integral da criança. O educador encontra-se em permanente processo de desafio e confronto com seus próprios limites diante de uma formação que o permita lidar de maneira mais eficaz com as diversas dificuldades que surgem em seu cotidiano de aprendizagem.
Assim, uma das funções do educador, hoje, é cuidar para que a aprendizagem seja uma conquista, nem sempre fácil, mais que pode ser prazerosa. E, como instrumento indispensável, pode utilizar o lúdico nas mais diferentes situações no contexto de sala de aula.
palavras-chave: lúdico, brincar, educar, creche-escola.
INTRODUÇÃO
A razão pela qual desenvolvi este artigo foi por compreender a importância de proporcionar as crianças de três anos momentos lúdicos, pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimento. Neste contexto, o brincar deve estar presente, pois é brincando que as crianças aprendem. Tenho por objetivo, através deste artigo aumentar o repertório de brincadeiras infantil, proporcionando as crianças, o direito do brincar. Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação, e brincar