brinqedoteca
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
GISELE DE LIMA PINTO
TRABALHO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
BEBEDOURO
2013
GISELE DE LIMA PINTO
TRABALHO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS
Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas, Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, Reflexão e Pesquisa, Fundamentos da Gestão Educacional, Alfabetização e Letramento e Ludicidade e Educação.Profs. Alexandre Vilas Boas, Edilaine Vagula,Marizete Steinle, Raquel Franco, Rosely Montagnini e Vilze Vidotti.
BEBEDOURO
2013
Introdução
Este trabalho tem como objetivo relatar o surgimento da brinquedoteca. Sua função, sua contribuição enquanto suporte pedagógico e analisar a brinquedoteca como um ambiente de socialização e convivência com aspectos necessários como regras e limites, como uma nova forma de aprender brincando.
Momento histórico
A primeira idéia que se teve sobre Brinquedoteca, foi em 1934, em Los Angeles, para resolver um problema ocasionado pela posse indevida de brinquedos de uma loja, por alunos de uma escola de uma escola municipal. Gerou-se então um serviço de empréstimo de brinquedos, (Toy Libraries) como um recurso comunitário, utilizado até os dias de hoje. Sua evolução se deu com mais intensidade na década de sessenta, chegando até a Europa, mais especificamente na Suécia, Inglaterra, Bélgica e França, não mais com a função de empréstimo, mas ligada à orientação de crianças excepcionais e ao estímulo à aprendizagem.