Brinel
Nome: Mario Sergio (2)
Nome: Raphael Fresneda (2)
Nome: Robson Bognar (2)
Resumo
Ensaio realizado tem como principal objetivo avaliar as propriedades mecânicas de dureza aplicando o método de Brinell utilizando maquinário e instrumentos especificos, nos materiais escolhidos como prova. E demonstrar os resultados obtidos em variadas condições de teste, consultando tabelas para agilizar o processo na obtenção dos mesmos.
(1) Relatório técnico referente à disciplina Ensaios Destrutivos – SENAI Nadir Dias de Figueiredo – Osasco – SP - 2º semestre de 2011
(2) Aluno do Curso Técnico em Metalurgia – Turma 2MS
INTRODUÇÃO
O ensaio de dureza Binell foi proposto em 1900 por J. A. Brinell. Passou a ser largamente aceito e padronizado, devido a relação existente entre os valores obtidos no ensaio e os resultados de resistência a tração.
O ensaio de dureza Brinell consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço temperado, de diâmetro D, sobre uma superfície plana, polida e limpa de um metal, por meio de uma carga F, durante um tempo T produzindo uma calota esférica de diâmetro d.
A dureza Brinell é representada pelas letras HB. Esta representação vem do inglês, Hardness Brinell, que quer dizer “dureza Brinell”.
A dureza Brinell (HB) é a relação entre a carga aplicada (F) é a área d da calota esférica impressa no material ensaiado (Ac).
A fórmula matemática que permite calcular a dureza HB, segue representado abaixo.
O durometro Brinell do Senai 1.19 possui pesos em sua parte superior para seleção das cargas.O ensaio padronizado, proposto por Brinell, é realizado com carga de 3.000 kgf e esfera de 10 mm de diâmetro. Porém, usando cargas e esferas diferentes é possível chegar ao mesmo fator de dureza, desde que se observe algumas condições.
A carga será determinada de tal modo que o diâmetro da impressão d se encontre dentro das tolerâncias que é 24% a 60% do diâmetro da esfera D.
Outro