199784380281

510 palavras 3 páginas
24 (Britex ®
SS 30g, Britex ®
150g, Britex ®
250g, Britex ®
350g, Britex ®
450g e oBritex ®
1000g).Este possui um furo, através do qual se faz passar o Cordel ou Brinel. O númerode reforçadores em cada furo, e a distância entre os mesmos, é determinado noplano de fogo.
6 – ESCORVAS Com a finalidade de ativar a massa explosiva, coloca–se em contato com acarga um conjunto contendo um dispositivo qualquer de detonação, o qual constituia escorva. Normalmente corresponde a um cartucho de dinamite no qual vaiinserida uma espoleta simples ou elétrica, ou mesmo cordel detonante.
6.1 – Preparo das Escorvas
Na preparação das escorvas, o seguinte cuidado deve ser tomado:1) A espoleta ou cordel não pode sair do cartucho – escorva;2) A espoleta deve ficar na posição mais eficaz e segura no cartucho – escorva;3) Os fios dos dispositivos elétricos, ou não, de detonação e o estopim nãodevem estar sujeitos a esforços ou dobras acentuadas que possam danificá–los;4) A escorva deve ser resistente à água, quando necessário;5) O conjunto cartucho – escorva deve ser carregado facilmente, de modoconveniente, seguro e na posição perfeita junto à carga;6) Os cartuchos – escorva não devem ser cortados ou socados.O furo para a introdução do dispositivo iniciador deve ser executado comfurador adequado (haste pontuda, de madeira, bronze, alumínio ou outro metal nãofaiscante, com cabo de madeira) e suficiente grande para que não haja necessidadede forçar o dispositivo iniciador do cartucho ou deixá–lo com alguma parte fora.

25
6.2 – Escorva e Ligações
a) Espoleta Comum com Estopim de Segurança:
A espoleta deve ser inserida no centro do cartucho de dinamite e orientadasegundo seu eixo longitudinal, sendo colocada de modo a não ser prejudicada pelotamponamento. Devemos evitar dobras e nós no estopim.
b) Sistema não Elétrico no Explosivo c) Cordel Detonante com Explosivo:
Não há necessidade de escorvas especiais com o cordel detonante, o

Relacionados