técnicas de biologia molecular e celular
Técnicas de Biologia Molecular
Métodos de estudo em patologia: Técnicas de biologia molecular.
Pitágoras Poços de Caldas – Dezembro 2012
Sumário:
1.0 Introdução 3
2.0 Técnicas de biologia molecular 4
2.1 Hibridação Molecular 4
2.2 Sondas de ácidos nucleicos 4
2.3 Amostras 5
2.4 Reação de hibridação 6
2.5 Indicadores para o teste de captura híbrida 9
2.6 Importância do teste de captura híbrida 9
2.7 Tratamentos e formas de tratamento 9
3.0 Conclusão 10
4.0 Referencias bibliográficas 11
1.0 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, ocorreram avanços surpreendentes na biologia molecular que forneceram aos patologistas novas metodologias que permitiram avanços notáveis na especificidade e sensibilidade do diagnóstico anatomopatológico. As técnicas de análise do DNA e RNA estão se tornando cada vez mais comuns como formas alternativas capazes de esclarecer várias questões antes não respondidas pelos métodos convencionais de estudo, hoje os patologistas não se preocupam apenas com os aspectos morfológicos, mas também com as alterações moleculares que muitas vezes precedem as alterações morfológicas, importante consequência dessa nova realidade é a possibilidade de diagnósticos cada vez mais precoces e mais precisos.
2.0 TÉCNICAS DE BIOLOGIA MOLECULAR
Os benefícios da associação da tecnologia com a patologia são inquestionáveis, como resultado, o conhecimento acerca de muitas doenças está aumentando de forma admirável. Exemplo marcante dessa associação é a enorme quantidade de informação gerada pelos diversos Projetos Genoma, nos quais a participação de patologistas é sempre fundamental, no sentido de garantir a origem no material biológico utilizado como fonte de DNA e/ou de RNA.
Os avanços desses projetos, aliados aos progressos da robótica e, principalmente, da bioinformática, também introduziam na Patologia novas abordagens para a