hgiygiyu

3388 palavras 14 páginas
MEDICINA MOLECULAR - ONCOLOGIA

PROFESSORA MARICELMA SIMIANO JUNG

maricelma.jung@unisul.br

BIOLOGIA MOLECULAR
No organismo normal o ciclo de proliferação celular é rigorosamente controlado para que as células constituam comunidades organizadas.
As células cancerígenas não se submetem a esse esquema de cooperação, são células com o DNA danificado e que, por isso, escapam dos mecanismos de controle do ciclo celular.
O “câncer” surge de uma única célula que sofreu mutação, multiplicou-se por mitoses e suas descendentes foram acumulando outras mutações até darem origem a uma célula cancerosa, portanto a incidência destes tumores se caracteriza pela proliferação celular anormal.

BIOLOGIA MOLECULAR
Os principais segmentos de DNA que participam do aparecimento de tumores são os anti-oncogenes (genes supressores) e os oncogenes, sendo que os primeiros codificam proteínas que mantém as células Gzero e, portanto, fora do ciclo celular. Como exemplo podemos citar o gene RD, o p53, p16, BRCA1, BRCA2, APC e VHL.
Os oncogenes são derivados de genes normais denominados protooncogene, que leva a célula a perder o controle sobre o ciclo mitótico, dividindo-se continuamente.
Dentre os oncogenes, uns dos mais estudados é o oncogene ras, com suas variantes H-ras, K-ras e N-ras.

BIOLOGIA MOLECULAR
CÂNCER
A palavra Câncer é empregada para descrever um complexo e heterogêneo grupo de estados patológicos no qual as células proliferam descontroladamente e invadem tecidos vizinhos.

BIOLOGIA MOLECULAR
O câncer é uma enfermidade de caráter genético, que se produz ao serem eliminadas as restrições que limitam a divisão celular em células de tecidos já diferenciados, produzindo uma massa celular diferenciada do resto, denominada tumor.

Número de casos de câncer em 2010

BIOLOGIA MOLECULAR
Um tumor pode ser:
1 - Não invasivo: constituído por um conjunto de células que permanecem “encapsuladas” no local de origem sem produzir maiores
danos

Relacionados