brincando com a matematica
Disciplina: Fundamento e Práticas do Ensino da Matemática
Professora: Acadêmica(s) Ednéia de F. Fagundes Lima (6ª período) Brincando e aprendendo com a matemática
Resumo
Este artigo está sendo fundamentado em pesquisas bibliográficas baseados em leitura de livros científicos,tendo como, objetivo apresentar como ensinar a matemática brincando, será apresentada idéia sobre brincadeiras com jogos, cantiga de roda e brincadeira, de modo lúdico e prazeroso para se ensinar a matemática, estudiosos comprovam que ao ensinar à matemática de modo lúdico a criança aprende com mais facilidade, pois enquanto pequenas as crianças estão começando a conhecer o mundo e a estabelecer as primeiras aproximações com ele, e nesse momento que se deve explorar a matemática de modo simples e objetivo.
Palavras chave
Matemática, brincadeiras, educação, aprendizado.
Desenvolvimento Desde que nasce a criança está cercada da matemática, a data do seu nascimento é representado por um número composto por unidade, dezena simples e a classe de milhar. Enquanto se desenvolve inúmeras situações envolvendo a matemática, acompanha sua vida, fazendo-se desnecessária a ansiedade e o medo de se encarar uma coisa que naturalmente já se faz. Em todas as culturas, sabe-se que o desenvolvimento infantil, acontece de maneira semelhante seguindo os costumes de cada cultura. A criança em idade pré-escolar é capaz de pensar e agir de acordo com a sua própria vontade, o que a torna preparada para assimilar conteúdos matemáticos desenvolvidos durante brincadeiras que envolvam números, regras e resoluções problemáticas. Deve-se respeitar a capacidade de desenvolvimento de cada criança. Conforme Piaget (1948 Cap.IV)
Ao ensinar números declarou que a finalidade da educação deve ser a de desenvolver a autonomia da criança, que é indissociavelmente, social, moral, e intelectual, portando a aritmética deve ser