Brincando com Sons- Resenha
O texto mostra os resultados de um projeto musical chamado “oficina brincando com sons” que é trabalhado no CEI Eva da Silva na cidade de Curitiba, atendendo crianças do ensino fundamental do 1º a 4º série.
O projeto aprofunda-se na questão da indisciplina na escola, mostrando que através de atividades lúdicas musicais, esta pode ser amenizada. Assim, ele busca motivar os alunos, ajudando-os a vencer preconceitos, superar o cansaço, o medo e a ansiedade, “já que a ansiedade gera indisciplina, déficit de atenção, dificuldade de relacionamento que podem interferir negativamente na aprendizagem”.Com as atividades voltadas para identificação de sons e ruídos existentes no ambiente da escola percebeu-se que a percepção auditiva dos alunos estava muito limitada aos ruídos mais comuns e mais ressaltantes como: grito de criança, o trem, o ônibus, os carros, descartando os sons mais agradáveis.
Pensando numa melhor constituição de trabalho de sensibilização ao som, buscou-se, através da educação musical e jogos musicais, um estimulo às crianças através da discriminação de sons dos instrumentos e os motivos sonoros que se repetem trabalhando assim sua sensibilidade auditiva.
A oficina fez uso de diversidades de sons com instrumentos, músicas, uso do próprio corpo e instrumentos confeccionados com materiais do cotidiano, criando instrumentos musicais alternativos para atrair a atenção dos alunos e motivá-los a descoberta de suas habilidades e competências.
Para análise dos resultados foram coletados depoimentos de professores que afirmaram que através das atividades os alunos passaram a organizar melhor seu tempo escolar, evitando indisciplina, demonstrando maior interesse e facilidade com as atividades propostas.
Todo trabalho foi realizado em equipe e apresentado para a escola e comunidade buscando promover um desenvolvimento harmônico entre escola, pais e alunos.
REFERÊNCIAS
XAVIER, P. R. C.; ROMANOWISK, P. J. Brincando com