Briefing
Parte I
Flora era amiga de todos. Por onde quer que ande, ela trazia coisas que tinha feito para todas as crianças da família. Às vezes ela trazia biscoitos especiais de nozes e chocolate. E, outras vezes, ela trazia camisetas que tinha decorado.
Todos diziam que as camisetas de Flora eram tão coloridas e diferentes que ela poderia fazer um bom dinheiro vendendo-as. Flora ria: “É divertido fazer camisetas para amigos, mas não quero gastar a minha vida decorando camisetas. De qualquer modo, quem as compraria”?
Porém, quanto mais ela pensava na ideia, mais excitante soava. Então, começou a explorar a possibilidade de iniciar um negócio.
Descobriu que poderia alugar um quiosque em um shopping local a R$ 2.500,00. Também descobriu que teria que comprar suprimentos extras de artes, uma prateleira de exposição, uma caixa registradora, algumas araras e cabides. Isto tudo sairia caro por volta de R$ 8.500,00.
Flora foi ao banco pedir um empréstimo. Mas o banco só concordou em abrir para ela uma conta corrente para pessoa jurídica. Flora não tinha experiência com negócios e o banco não queria lhe emprestar o dinheiro. Ser recusada pelo banco foi frustrante, mas ela estava cada vez mais determinada em abrir o negócio. Ela foi fundo nas suas economias para conseguir o dinheiro que necessitava para alugar o quiosque no shopping.
Parte 2
1- Desenvolver um plano de marketing seguindo o roteiro.
1.1 Declaração da missão do negócio.
Inserir no mercado um novo produto constituído por elementos artesanais, a fim de conquistar o maior número do target determinado para a venda e exibição, com o menor índice de rejeição ao produto, além de garantir a qualidade do mesmo e a satisfação dos clientes.
1.2 Análise do ambiente interno (pontos fortes e fracos) do negócio de:
Vendas de Camisetas Artesanais – Flora.
Pontos Fortes
- Relacionamento interpessoal positivo.
- Fator sócio cultural, pois baseia-se em um