BRICS
Júlia Emanuelle de Souza
Brics
Seus dados e gráficos
Contagem
2014
Júlia Emanuelle de Souza
Brics
Seus dados e gráficos
Trabalho apresentado junto ao curso de
Geografia do Colégio São Judas Tadeu coordenado pelo professor Leonardo
Contagem
2014
Taxa de Desemprego
IDH
Renda Per Capita
Expectativa de Vida
Taxa de Alfabetização
Distribuição de Renda
** O coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda num país.
Conclusão As desigualdades sociais dos BRICS se dá não somente pelo crescimento econômico acelerado, como também pela relação direta entre mudanças sociais internas e desigualdades globais. De acordo com os gráficos, o Brasil está conseguindo aliar desenvolvimento econômico à redistribuição de renda, fazendo com que os cidadãos da base da pirâmide sejam os principais, porém não únicos beneficiados. Nos outros países, a distância entre ricos e pobres está cada vez maior.
No que diz respeito à extrema pobreza, China e Brasil apresentaram avanços consideráveis, enquanto a África do Sul é considerada a pior junto com a Índia que está marcada pela miséria. As desigualdades educacionais e de gênero apresentaram melhora nos cinco países, mas isso não necessariamente está ligado ao desenvolvimento econômico. Em relação às desigualdades vitais, a África do Sul é o único dos BRICS onde os riscos fatais da população aumentaram.
Bibliografia http://oglobo.globo.com/infograficos/brics/ http://www.valor.com.br/brasil/1079446/idh-do-brasil-se-mantem-em-segundo-lugar-entre-os-brics http://diplomatizzando.blogspot.com.br/2011/11/liberdade-economica-idh-e-renda-per.html http://observatorio-das-desigualdades.cies.iscte.pt/index.jsp?page=projects&id=123