BRICS
Introdução: BRICS é um bloco econômico composto por 5 países. O Brasil, a Rússia, a Índia, China e África do
Sul. Ou melhor, Não se trata de um bloco econômico ou uma instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de um agrupamento informal, ou seja, não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios.
BRICS
Definição de "Brasil, Rússia, Índia e China - BRIC '
Um acrônimo para as economias do Brasil, Rússia, Índia e China combinados. O consenso geral é que o termo foi pela primeira vez usado de forma proeminente em um relatório da Goldman Sachs, de 2003, que especulou que até 2050 essas quatro economias seria mais rico do que a maioria dos atuais grandes potências económicas.
A tese BRIC postula que a China e a Índia se tornará fornecedores dominantes do mundo de bens manufaturados e serviços, respectivamente, enquanto o Brasil e a Rússia irá se tornar semelhante dominante como fornecedores de matérias-primas. É importante observar que a tese Goldman Sachs não é que esses países são uma aliança política (como a União Europeia) ou uma associação de comércio formal, - mas eles têm o potencial de formar um poderoso bloco econômico. BRIC agora também é usado como um termo de marketing mais genérico para se referir a essas quatro economias emergentes.
Devido aos baixos custos trabalhistas e de produção, muitas empresas também citam BRIC como uma fonte de oportunidades de expansão internacional.
Durante a V Cúpula do BRICS, em 27 de Março de 2013, os países do eixo decidiram pela criação de um
Banco Internacional do grupo, o que desagradou profundamente os Estados Unidos e a Inglaterra, países responsáveis pelo FMI e Banco Mundial, respectivamente. A decisão sobre o banco do BRICS ainda não foi oficializada, mas deve se concretizar nos próximos anos. A ideia é fomentar e garantir o desenvolvimento da economia dos países-membros do BRICS e de demais nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento.
O que