bricadeiras
No primeiro momento fizemos uma atividades onde tínhamos que fazer um gesto e falar nosso nome, sempre começando pelo começo e falando o nome de todos os colegas da sala, para assim aprendemos de uma forma diferente. Após isso alguns colegas escreveram a palavra psicomotricidade, com as cordas lembrando de como a gente escreve as palavras.
No segundo momento a professora Janete reuniu alguns grupos e duplas e entregou aos mesmo um polígrafo com sugestões de atividades psicomotoras e cada grupo ganhou um subtítulo e escolheria duas atividades para apresentar aos colegas.
O primeiro grupo fez atividades fonoarticulatórios, com exercícios de jogar beijo, fazer bochechos, fazer bolhas de sabão, fazer caretas que expressem tristeza, alegria, raiva e muitos outros.
O segundo grupo fez exercícios respiratórios como inspirar e expirar pelo nariz, pela boca, inspirar e expirar rapidamente entre outros exercícios.
O terceiro grupo que era o meu escolhemos dois exercícios que achamos bem importante, inventar bilhetes para serem enviados, pois através do bilhete a criança expressa o que esta sentindo, e o outro era identificar em fotos expressões fisionômicas e corporais que indiquem alegria tristeza, raiva dor e outros, esse exercício escolhemos pela criança aprende a identificar as fisionomia das pessoas.
O quarto grupo fez exercícios de percepção tátil, reconhecer colegas pelo tato, andar descalços em lama, água, areia, terra, madeira, contando depois o que sentiu.
E assim foi apresentando os outros grupos todos na área da percepção, exercícios de gustação, experimentar coisa que têm e que não têm gosto, exercícios de percepção olfativa, experimentar vários cheiros, fortes, fracos, agradáveis e desagradáveis, percepção auditiva tocar instrumentos musicais, brincar de quebra-cabeça, exercícios de percepção visuais identificar preto e branco, reconhecer as cores e outros. Além disso foram apresentados também na área da coordenação, que envolve correr