Breve S Ntese Do Trabalho
Confesso que quando me foi passado a “missão” de ler um livro de 573 páginas, em meio a uma rotina diária de estudo de doutrinas e simulados da OAB, logo imaginei uma tarefa estafante e espatafúrdia!!!
O livro se mostra atraente. Para quem está envolvido no meio jurídico ou até mesmo político. O livro é uma boa forma de saber um pouco mais sobre a vida política e até mesmo jurídica de nosso país.
Apesar de, na minha opinião, perceber um sentimento egocêntrico do autor, que se vê como o centro de tudo e de todos. Não sei ao certo se por uma falta de afirmação em si mesmo ou se é uma falta de modéstia mesmo.
O certo é que se trata de um homem muito culto e por se dizer, vivido mesmo.
Em Código da Vida, com a desculpa de contar, com todos os pormenores, um caso curiosíssimo que viveu como advogado, Saulo Ramos mescla essa história de suspense verídica com sua história de vida, desde a infância nas cidades paulistas de Brodowski e Cravinhos, até os dias de hoje.
Contrário a todas as obviedades da estrutura tradicional das biografias, Saulo Ramos elabora uma obra envolvente, ora pela riqueza vocabular de sua linguagem, ora pela inteligência com que utiliza os recursos literários de uma narrativa.
A vida de Saulo Ramos tem ingredientes dignos das mais importantes biografias já publicadas no Brasil. Como na realidade, a vida de maioria dos doutores do direito, denominados advogados, o é.
A narração dos fatos que presenciou e vivenciou são contadas sem uma linha de tempo definida. Enquanto está contando o caso do pai que foi acusado de ter molestado aos seus próprios filhos, com a apresentação de uma fita cassete com o depoimento das crianças, o autor viaja por suas experiências, sempre colocando algum fato político do qual vivenciou.
Por esta razão, também a síntese do livro estará de certa forma meio atravancada, sem uma ordem lógica.
O jurista Saulo Ramos conta como conheceu personagens de sua vida, como José Sarney, Fernando