Breve Resumo - RESIDÊNCIA CUNHA LIMA AUTOR: JOAQUIM GUEDES
AUTOR: JOAQUIM GUEDES
Joaquim Manoel Guedes Sobrinho (1932 - 2008). Arquiteto e urbanista.
Ingressou no curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) em 1949, e recebeu a influência decisiva dos professores Ícaro de Castro Mello e Vilanova Artigas. Já formado, casou-se com Liliana Marsicano, e com ela se associa até 1974. Eles participaram da fundação da Sociedade de Análises Gráficas e Mecanográficas Aplicadas aos Complexos Sociais (SAGMACS), contexto no qual conhecem o arquiteto Carlos Millan, com quem dividem o espaço de trabalho. Fundou o escritório Serviços Técnicos de Assistência aos Municípios (Stam), voltado para o urbanismo, onde desenvolveu um projeto para o Plano Piloto de Brasília, 1957. Sua carreira desponta com a vitória no concurso para a construção da igreja do bairro de Vila Madalena, em São Paulo, em 1955, e com o projeto da residência A.C. Cunha Lima, em 1958, com o qual ganhou o prêmio internacional na Bienal de São Paulo, em 1965. Ainda em 1958, iniciou sua atividade acadêmica ao assumir a cadeira de materiais de construção na FAU/USP.
Integrou inúmeras equipes multidisciplinares ligadas a congressos ou órgãos governamentais. Com intensa participação em encontros internacionais, tem seu trabalho destacado em revistas estrangeiras na Europa e no Japão. Em 1968, troca o Departamento de Tecnologia pelo de Projeto na FAU/USP, no qual defende tese de doutorado, em 1972, livre-docência em 1981, e se torna professor titular em 1991. Em 1974, associa-se a Luís Fernando Manini e Paulo Guedes, seu irmão, passando a realizar projetos de grande escala, e a coordenar equipes numerosas.
A partir de 1988 passa a trabalha em regime de dedicação exclusiva na FAU/USP, reduzindo sua participação nos projetos do escritório. Premiado com o "Colar de Ouro" pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em 2003, é autor de mais de 500 projetos.
PROJETO
DATA DE