Breve resumo de ADM Materias
A administração de materiais é de vital importância para a redução de custos e aprimoramento dos processos produtivos, quando corretamente compreendida e desempenhada. Analisando-se os balanços das organizações é possível perceber que os investimentos em estoques representam uma média de 1/3 dos ativos totais das empresas. Isso significa que é fundamental gerenciar adequadamente os materiais que são utilizados nos processos produtivos.
Para compreender o significado da administração de materiais, é necessário compreender o significado das duas palavras: administração e materiais.
A palavra administração designa tanto a ciência que estuda os fenômenos organizacionais, quanto o local onde se localizam os serviços administrativos ou, ainda, o conjunto de regras que objetivam ordenar e controlar os processos organizacionais, com produtividade e eficiência, visando atingir resultados predeterminados.
Por outro lado, a palavra materiais assume o significado do conjunto de objetos, instrumentos, equipamentos, ferramentas ou outros que são utilizados em um serviço ou processo produtivo. Ou, ainda, o mobiliário ou conjunto de utensílios de uma organização.
Dessas duas palavras, assim conceituadas, podemos inferir que administração de materiais implica gerenciar os recursos à disposição de uma determinada organização para atingir os objetivos estabelecidos. Porém, não são todos os recursos apresentados que são objetos do gerenciamento pela área de atuação da administração de materiais. Apenas os recursos de materiais propriamente ditos e os relacionados com o patrimônio é que são objetos de preocupação da área de materiais.
Inicialmente, podemos definir a administração de materiais como sendo o conjunto de regras, ou normas, que visam ordenar os processos organizacionais relacionados com os materiais à disposição da organização, com produtividade e eficiência, de forma a atingir objetivos preestabelecidos.
Segundo diferentes autores,