Breve Historico
O trabalho a seguir tem como objetivo, mostrar como foram criados as primeiras Instituições de Educação Infantil, e toda a sua trajetória, da importância deste avanço, bem como a importância que se formou em relação à educação da criança.
A Educação Infantil tem hoje um reconhecimento, que é de grande importância para o desenvolvimento e o respeito para com a criança, o Estudo da Criança e do Adolescente e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação vem complementar e fazer cumprir os direitos da criança e do adolescente.
Neste trabalho, podem-se encontrar contribuições dos teóricos, Lev Vigotsky, Jean Piaget e Henri Wallon, as suas contribuições são de grande importância, para entender como a criança aprende e desenvolve o seu conhecimento, contribuições que norteiam a educação e o trabalho pedagógico atual
1. CAPITULO I - PANORAMA DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA
Breve Histórico da Educação Infantil Brasileira
Por muito tempo educação para criança pequena não era considerado necessário, de forma que nem sempre a Educação Infantil teve lugar de destaque na formação da criança pequena. A Educação Infantil surgiu como uma instituição assistencial, que vinha com o objetivo de suprir as necessidades da criança, de ocupar de certa forma, a ausência da família.
No Brasil as creches são um produto de revolução industrial, seguido da crescente urbanização e estruturação do capitalismo, desencadeando uma movimentação entre os operários, onde as mulheres ocupavam um lugar no mercado de trabalho e reivindicavam um lugar para deixar os filhos, que ficavam muitas horas sem os seus cuidados. Na década de 1980 dá-se um avanço em relação è Educação Infantil. Estudos e pesquisas foram realizados com objetivo de discutir a função da creche / pré-escola. Foi concluído que, independente da classe social, a educação da criança pequena é extremamente importante e que todas deveriam ter. acesso a ela.Só em 1988 a educação