Braços mecânicos hidráulicos
O mecanisco do braço mecânico hidráulico, utilizado nos sistemas de automação, pode ser empregado em diversos segmentos, tais como: produção industrial, medicina, programas aéreos espaciais e outros.
No contexto industrial, podemos definir automação como a tecnologia que se ocupa do emprego de sistemas mecânicos, eletro-eletrônicos e computacionais na operação e controle de produção.
O Princípio de Pascal, enunciado em 1652 pelo físico e matemático francês Blaise Pascal, propôs que:
A variação de pressão sofrida em um ponto de um fluido em equilíbrio é transmitida integralmente a todos os pontos do fluído e às paredes que o delimita.
Ou seja, se aumentarmos a pressão em um ponto do fluido, esta será sentida em todo e qualquer ponto com a mesma intensidade
O princípio, conhecido como um dos mais interessantes da Física, é aplicado em diversas áreas do cotidiano, estando presente na prensa hidráulica, no macaco hidráulico, freios, no elevador hidráulico e na direção hidráulica.
A partir desta informação é possível projetar equipamanetos capazes de aplicar forçar muito grandes com um pequeno esforço. Neste caso aplicamos o princípio de Pascal na construção de um braço mecânico hidráulico.
É importante ficar atento ao fator multiplicador na produção.
Por exemplo, para o braço levantar objetios, é necessário criar um multiplicador de forças. Neste caso, a seringa maior deve ficar no braço mecânico hidráulico.
Como o braço está sobre um rolamento, também pode ser interessante criar um multiplicador de velocidades. Neste caso, a seringa menor deve atuar no eixo de rotação do braço mecânico hidráulico.
Agora se o objetivo for que o sistema não multiplique o valor das grandezas, basta usar duas seringas iguais.
Por isso é importante, na produção do braço mecânico hidráulico, escolher bem as seringas que serão utilizadas. Normalmente usa-se de 5 e 10 ml, mas vale testar outras dependendo do que deseja-se no atuador, conforme citado