Brasilia
"Burocracia é como colesterol, tem o bom e tem o ruim. O bom é o serviço publico exemplar, é aquele que lubrifica as artérias, permitindo o fluxo. O ruim é aquele que entope, atrapalha o desenvolvimento do país. É esse que vamos combater, a má burocracia", disse Afif no discurso de posse. Ele também saudou o Sebrae, com quem pretende estabelecer uma grande parceria “para chegar a todos os rincões” do país.
Ainda segundo Afif, o novo ministério tem que ser “pequenininho, modesto”, e “não será o ministério da verba, será o ministério do verbo”. Ele disse ainda que a secretaria vai atuar com inteligência para fazer a integração entre as demais pastas e articular avanços no Executivo e no Legislativo.
Logo depois, a presidente Dilma Rousseff concordou com a comparação feita por Afif e disse que a desburocratização do país deve ser buscada por todas as atividades. “De fato, tem a boa burocracia, que é a regulamentação correta que o Estado tem que fazer, mas há a péssima burocracia, que ao invés de dar suporte ou ajudar a desenvolver, entrava. Essa é uma questão que está no cerne da expansão da pequena e micro empresa. É necessário em todas as atividades desburocratizar o