Brasilia
Em 1791, o primeiro ministro de Portugal, o Marques de Pombal, também defendeu esta idéia, acrescentando aos argumentos já anteriormente ditos que em sua percepção a população brasileira ficava de costas para o interior do Brasil, como se sentisse uma certa nostalgia ao continente europeu. O Movimento “Inconfidência Mineira”, já sentia uma grande insatisfação com a coroa portuguesa, e em 1789 incluíram entre os objetivos desse movimento a mudança da capital brasileira do Rio de Janeiro para São João Del Rey, localizada no sudeste do país. Em 1808 o periodista Hipólito José da Costa exilado em Londres defendeu em vários artigos do seu periódico “Correio Brasiliense”, a mudança para o interior, título que deu de "Paraíso terrestre".
A Mudança da capital para o interior
Brasília foi construída com a finalidade de ser a nova capital do país, com a idéia de transferir a capital federal localizada na costa, para o interior, ajudando desta forma a povoar aquela zona do país, vieram pessoas de todo o país, especialmente do nordeste brasileiro. A idéia de mudar a capital do Brasil para o interior do Brasil já existia desde a época colonial. Em 1700, a corte portuguesa enfrentava diversos problemas que motivaram ainda mais em planejar a mudança da capital: os constantes ataques piratas, o contrabando, ataques de outros países europeus com a intenção de ocupar o território e o clima que favorecia a aparição de epidemias.
Em 1791, o primeiro ministro de Portugal, o Marques de Pombal, também defendeu esta idéia, acrescentando aos argumentos já anteriormente ditos que em sua percepção a