Brasilandia
Brasilândia é um distrito situado na zona noroeste de São Paulo, com superfície de 21 km².
Segundo o censo de 2000, contava com 220.094 habitantes, dos quais 7.610 em áreas ainda consideradas rurais.
Formação do bairro
Com o desenvolvimento do país, do estado e da cidade, Brasilândia também sofreu modificações. Os sítios foram desmembrados em pequenas vilas e grande parte foi adquirida por diversas companhias loteadoras, dentre elas a Cia. Líder, que era ligada ao Banco F. Munhoz.
O primeiro loteamento em Brasilândia, a cargo da Cia. Líder, foi registrado em 24 de janeiro de 1947. Esta data foi estabelecida através de levantamento realizado pelo Jornalista Célio Pires de Araujo, junto ao Registro de Imóveis. Por iniciativa do Vereador José Viviani Ferraz, visando atender solicitação feita pelo morador Zezinho Rodrigues, elaborou-se Projeto de Lei número 11.342, de 10 de novembro de 1992, relativo à data. O então prefeito Paulo Maluf decretou a data como sendo "O Dia da Brasilândia", a ser comemorado todos os anos. Assim sendo, o dia 24 de Janeiro ficou sendo o Dia Oficial de Brasilândia. principais personagens: Brasílio Simões, um comerciante da época, liderou a comunidade durante a construção da Igreja de Santo Antônio que substituiu uma antiga capela. Como homenagem, o nome do comerciante foi utilizado na denominação do bairro.
Grupos socias e econômicos
O distrito conta com alguns pontos de comércio 24h e farmácias que se revezam em plantão.
O trânsito está cada vez mais complicado devido a falta de grandes avenidas no distrito. A baixíssima infraestrutura, vias estreitas e calçadas inadequadas junto ao grande fluxo de veículos pesados que abastecem o comercio e transportes coletivos tem tornado sua rua principal instransitável em horários de pico. A chegada do metrô ( Linha 6 - Laranja), prevista para 2017, tem como objetivo, além de interligar de maneira mais rápida e eficaz a população da Brasilândia ao centro da cidade, melhorar esse