BRASIL
A História do Brasil é preservada em documentos que são chamados de "fontes primárias" que se encontram em arquivos públicos e particulares e em"fontes secundárias" que são teses e textos produzidos pela historiografia brasileira.
Índice
A principal biblioteca brasileira é a Biblioteca Nacional do Brasil fundada por D. João VI em 1810. O acervo inicial da Biblioteca era de sessenta mil volumes que foram trazidos da Biblioteca Real da Ajuda, de Lisboa, quando da transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1808.
Atualmente, a Biblioteca Nacional é considerada a maior[carece de fontes] biblioteca da América Latina e uma das maiores do planeta, com cerca de três e meio milhões de peças, entre livros, periódicos e manuscritos.
Para efetuar o levantamento dos dados da História do Brasil se deve pesquisar fontes primárias em Arquivos públicos municipais, Arquivos públicos estaduais, e na Biblioteca Nacional (Seção de Manuscritos), no Arquivo Nacional, no CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, na Biblioteca e no Arquivo do Senado Federal em Brasília, a Biblioteca Nacional de Paris, nos arquivos e blibiotecas portugueses como a Torre do Tombo e na Biblioteca do Congresso Norte-Americano, entre outras instituições.
Pedro Álvares Cabral fazia parte da tradicional e abastada família portuguesa. Sabe-se que possivelmente nasceu em 1467, no Castelo de Belmonte, em Beira Baixa. Naquele período o comércio terrestre de Portugal passava por um período bastante ruim, fato que o impedia de expandir-se pela Espanha (país inimigo de Portugal). Diante disso, o rei acreditou a que única solução seria o mar.
Devido à crise econômica do séc. XIV, a Europa precisava romper com as barreiras do feudalismo, para que, assim, pudesse aumentar seus horizontes através de novas conquistas. Para isso, teria que primeiro vencer o medo que dominava a cabeça dos navegantes, que acreditavam que terríveis monstros habitavam os oceanos. A partir daí, seria possível chegar às índias,