Brasil
O desenvolvimento globalizado das entidades tem feito com que estas busquem por novos conhecimentos, aumentando a competitividade, levando-as a investir em novos processos de gestão. Este desafio atinge empresas públicas e privadas, que inovam primando por um desenvolvimento sustentável englobando aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Este aspecto possibilita à empresa uma estratégia para aumentar lucros e vendas, pois o consumidor está consciente e procura por produtos e empresas éticas e que promovam melhorias na sociedade e no ambiente.
A globalização permite que as informações cheguem a todos os cantos do planeta com velocidade e precisão, permitindo que o acesso ao conhecimento seja universal, e implantando uma novidade no que diz respeito ao tamanho das empresas, se antes uma grande empresa era aquela que possuía muitos funcionários, hoje uma grande empresa é aquela que possui e detém maior quantidade de conhecimento.
A inserção de competidores estrangeiros aumentou as revoluções nas tecnologias e serviços, e a forma de relacionamento das empresas com o consumidor, funcionários, fornecedores, colaboradores e a comunidade onde está inserida, através de produtos ecologicamente corretos, relacionamento ético, e adoção de políticas internas de cuidado com os funcionários. Todas estas mudanças dizem respeito à responsabilidade social, tema que não é novo, mas que vem merecendo destaque numa trajetória crescente.
Mas afinal o que responsabilidade social? Responsabilidade social pode ser definida como, pág.6-7 “o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetam positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo especifico, agindo pro ativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na