brasil
Também denominado de “exclusivo metropolitano”, onde os eropeus colonizadores deveriam comercializar restritivamente com suas sedes metropolitanas, visando garantias de vantagens em estabelecimento de preços, onde os colonizadores pudessem comprar a custos baixos e vender a valores altos, ainda podendo auferir a obtenção de produtos estrangeiros, os quais não eram encontrados no continente Europeu.
No decorrer deste período, aconteceu a atividade econômica açucareira no sistema do Brasil Colônia. Como regra o pacto colonial baseava-se na restrição de concorrência da colônia para com a metrópole, e sendo apenas concedida a permissão de a colônia produzir somente o que a sede metropolitana não podia realizar.
4-A Sociedade Colonial Espanhola
A grande maioria da população das colônias era composta pelos índios. A população negra escrava, era pequena, e, foi usada como mão de obra , principalmente nas Antilhas.
Quem realmente mandava e explorava a população nativa eram os espanhóis, brancos, que eram a minoria mas, eram os dominadores.
Assim podemos dividir a sociedade entre brancos ( dominadores ) e não-brancos ( dominados ).
Mesmo entre a população branca havia divisões como :
Chapetones - colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados.
Criollos - brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones.
Além disso, a mistura entre brancos e índios criou uma camada de mestiços.
5- Na América portuguesa os índios viviam sua cultura primitiva; nômades, viviam da caça e sempre preservando a natureza.
Já no México e no Peru seus povos tinham em comum: a economia agrária, existindo a criação de