Brasil o novo "Oriente médio"
Introdução.................................................................................................................................2
Oriente médio e o petróleo 3
PRÉ-SAL – O debate sobre as leis: 4
O Comperj em Itaboraí 4
ISP: índices de criminalidade aumentam 5
PRÉ-SAL – Brasil o novo Oriente Médio 5
Introdução
Desde 2007, o termo pré-sal ganhou as páginas dos jornais de todo o país. A maioria dos brasileiros reproduz os discursos sobre exploração e produção dos especialistas sobre a descoberta. Mas... você saberia responder, efetivamente, o que é o pré-sal?
O termo foi escolhido para caracterizar a descoberta da acumulação de Tupi, na Bacia de Santos. O petróleo está localizado na camada pré-sal, isto é, a cinco quilômetros abaixo do solo do oceano na plataforma continental brasileira. As estimativas do governo apontam que as reservas atinjam entre cinco e oito bilhões de barris de petróleo e gás natural.
Neste trabalho apresentaremos a economia dos países que compõem oriente médio que altamente de pedentes da extração e o refino do petróleo. Breves cometários sobre a A Lei nº 9.478 popularmente conhecida como lei do petróleo. Abordaremos a construção do polo petroquímico em Itaboraí que já sofre a falta de infraestrutura. Enceremos falando sobre grupo com Petrobras, Shell, Total e chineses vence 1º leilão do campo de pré-sal.
Oriente médio e o petróleo A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. Às vezes, essa é praticamente a única fonte de receita para determinados países. Como a região é constituída basicamente por desertos com climas adversos, impróprio para agricultura, a maior riqueza que eles possuem é, sem dúvida, o petróleo.
Dentre as diversas jazidas de petróleo do Oriente Médio, a concentração maior do recurso está no Golfo Pérsico e na Mesopotâmia,