Brasil e suas crianças
1 INTRODUÇÃO
.
Este estudo busca compreender dentro de um contexto histórico até á atualidade a respeito da questão do abandono de crianças no Brasil. Com o objetivo de entender o porquê destes problemas, e também veremos as políticas publicas até então realizadas para sanar o avanço de tal mal que vem atingindo a nossa sociedade desde os tempos do Brasil colônia.
2 DESENVOLVIMENTO
A história do abandono de crianças no Brasil vem desde a época em que, o nosso pais era apenas uma colônia de Portugal. Quando facilmente podia-ser encontrar crianças abandonadas nas ruas. Dentro de um contexto histórico essas crianças, eram oriundas de casos de homens casados que se relacionavam com escravas, e assim essas escravas para não ver os seus filhos como escravos os abandonavam, e também de moças de famílias que engravidavam antes de se casarem e para preservar a sua honra abandonavam essas crianças, mas não podemos se esquecer, da miséria que em si fez com muitas famílias sem condições para criar seus filhos também os abandonava.
Diante do alto índice de mortalidade infantil nessa época em 1726 instala-se no Brasil a primeira “RODA DOS EXPOSTOS” junto á Santa casa de misericórdia de Salvador, essas rodas já eram famosas na Europa.
O nome roda se refere a um artefato de madeira fixado ao muro ou janela do hospital, no qual era depositada a criança, sendo que ao girar o artefato a criança era conduzida para dentro das dependências do mesmo, sem que a identidade de quem ali colocasse o bebê fosse revelada. A roda dos expostos, que teve origem na Itália durante a Idade Média, aparece a partir do trabalho de uma Irmandade de Caridade e da preocupação com o grande número de bebês encontrados